O Filho de Netuno - Rick Riordan


Como disse na ultima resenha, resolvi re-ler a serie "os Heróis do Olimpo", spin-off (ou continuação, wherever) da série Percy Jackson e os Olimpianos, do Rick Riordan,  pra ver se diminuía um pouco a ansiedade pro lançamento de "A casa de Hades", o quarto livro da série, que lançou mundialmente ontem (e eu já estou com meu exemplar em mãos \o/) . Como diz o titulo do post, dessa vez falarei um pouco sobre "O filho de Netuno", o segundo livro da série. Vale lembrar que se você ainda não leu "O Herói Perdido" não aconselho a ler este post, pois meu caro, vai ter Spoilers a beça (e isso vale pra você também Dona Alexsandra).


Pois bem, recapitulando um pouco, em " O Herói Perdido" (que você pode ler a resenha aqui), descobrimos que a "profecia dos sete", a profecia que Rachel recita no "Ultimo Olimpiano", já está acontecendo, pois Gaia está despertando e ela quer se vingar de tudo mundo, descobrimos que Leo, Piper e Jason, são os três primeiros semideuses da profecia, também é revelado que Jason veio de um outro acampamento, só que um acampamento pra semideuses romanos e que Hera fez um "jogo perigoso" trocando os lideres dos acampamentos para que assim os dois times possam lutar juntos contra Gaia, ou seja, Percy Jackson que estava desaparecido na realidade estava sendo enviado para o outro acampamento. E é ai que começa "O Filho de Netuno".
Sete meios-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas as Portas da Morte afinal.
No começo da historia temos Percy Jackson desmemoriado, quer dizer, ele só lembra de um nome Annabeth (que cuti-cuti *--*), sendo caçado pelas Górgonas, a alguns dias (ou semanas), e toda vez que ele as mata, alguns minutos depois elas retornam querendo mais sangue dele e oferecer algumas amostras grátis de enroladinhos de salsicha envenenados. Percy acaba encontrando Juno (a forma romana de Hera) e de uma maneira inusitada eles acabam parando no Acampamento Júpiter (o tal acampamento romano).
E é ai que começa as novas descobertas, tanto pra Percy, quanto pra nós leitores. Somos introduzidos a um "novo mundo" dentro desse universo já criado por Rick Riordan. O Acampamento Jupiter é simplesmente sensacional e bem no meu ponto de vista o Acampamento meio-sangue comparado a ele, é um simples Acampamento de Ferias (minha opinião). Enfim nesse acampamento somos apresentados a alguns novos personagens entre eles Hazel e Frank, que juntos com Percy serão os protagonistas desse livro.
Assim como em "O Herói Perdido" o livro é narrado em terceira pessoa pelo ponto de vista dos protagonistas, Percy, Hazel e Frank. E alias Hazel e Frank foram construídos de uma forma maravilhosa. Quando li esse livro pela primeira vez eu pensava que o ponto alto da historia seria Percy,
ou que as partes mais interessantes seriam narradas por ele,  mas muito pelo contrario, pode-se dizer que as partes narradas por Percy são um pouco ofuscadas pelas partes de Hazel e Frank, não que Percy seja um saco nesse livro, mas é que por mais que ele esteja sem memoria, nos já o conhecemos, sabemos sua historia e já amamos ele, diferente dos outros dois que estavam sendo introduzidos agora na historia, e precisávamos conhece-los, saber quais são os mistério que os rondam, pois tanto Hazel quanto Frank têm um passado difícil (Hazel ganha nesse aspecto) e tudo vai sendo desvendado no decorrer do livro por meio de lembranças ou flash backs, basicamente temos três livros em um. Saber um pouco mais da historia de Hazel e Frank faz com que eu percebesse o quão forte eles são e isso fez com que eu me apegasse bastante aos dois (não tanto quanto me apeguei ao Leo).
Como era de se esperar em "O Filho de Netuno" estamos no lado romano da historia, descobrimos mais sobre essa parte da mitologia e percebemos o quão diferente ela é da mitologia grega, mesmo se tratando dos mesmos deuses com nomes diferentes. Rick Riordan consegue mais uma vez ganhar vários pontos por isso, pois ele introduz a mitologia romana e destaca essas diferenças, mostrando que não foi só os nomes dos deuses que mudaram, mas suas personalidades e ideologias também, levando sempre em consideração os aspectos da historia do Império Romano.
A premissa inicial é a mesma de sempre, os três semideuses precisam partir em uma missão que parece impossível, com um prazo super curto pra voltar se não o mundo vai ser destruído, nada muito diferente dos outros livros, mas isso não quer dizer que o livro seja ruim, ou que ele não vá nos surpreender como os demais livros do autor, Rick Riordan mais uma vez consegue se superar e nos trouxe uma historia bem mais madura e até um pouco sombria, mas isso sem perder as piadas sarcásticas que amamos, o que torna o livro mais fantástico ainda.











Titulo Original: The Son of Neptune
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca 
Paginas: 432
Ano: 2011
Share on Google Plus

About Erick Sant Ana

22 anos, também conhecido como o terror das Coca-Colas alheias, hiperativo e desatento é mestre na arte de esbarrar derrubar e quebrar coisas. Leitor compulsivo e portador da doença "não dormi direito, pois estava assistindo séries". A frase que você mais vai ouvi-lo dizer é "To com fome" e tem o péssimo hábito de falar de si mesmo na 3ª pessoa.

4 comentários:

  1. O post ficou ótimo, gostei muito da forma como você organizou. Percy Jackson não me atrai muito, mas acho incrível a quantidade de fãs que o autor conquistou!

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Ai meu Deeus!!!
    Como eu amo esses livros, amo amo amo amo!
    Não é a toa que fui correndo ler a casa de hades
    comprei o fisico, mas ia demorar a chegar então
    comprei o ebook também e é uma loucura! huahuahuhaua
    Mas sejamos sensatos, final de A marca de Atena foi muito
    malvado para nossos corações hahaha

    Beiijos,
    Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quero muuuito ler a saga inteira, mas ainda estou lendo O ladrão de raios. Até agora, estou gostando de Percy Jackson, e acho que vou adorar essa nova saga, já que dizem que é muito melhor!
    beijos e que Deus te abençõe ♡ Blog Like a Rock, Like a Roll (clique) | Fan page|Pesquisa

    ResponderExcluir
  4. eu queria muito ler esse livro, por que queria ver o Percy de novo

    ResponderExcluir