{Des}Construindo Awards: Os melhores de 2013 - Literatura

Olá estranhos da internet, pois bem, como dito anteriormente, esse mês, como é o ultimo mês do ano, decidimos escolher quem foram os melhores (pra nós é claro) nas nossas 3 paixões, livros, filmes e séries (leia aqui pra saber mais). Começaremos então, com os melhores da literatura, e como eu e a Alexsandra lemos muitos livros diferentes esse ano, cada um escolheu um vencedor pra cada categoria (embora algumas categorias concordarmos sobre quem seria o vencedor), dai vocês escolhem quais são seus favoritos, ou quais seriam os seus vencedores, por que ai caso não conheçamos o livro, já será uma indicação de leitura para 2014, sem muita enrolação, segue os vencedores



1-Autor do Ano

Erick: John Green

Esse com certeza foi o ano do nosso querido João Verde, não tinha quem não falasse dos livros desse grande autor; Eu, particularmente, li o "A culpa é das estrelas", despretensiosamente, achando que seria só mais um livro bobo e que não me acrescentaria em nada, mas me enganei profundamente, pode se dizer que a escrita do John Green é incrível, e seu talento faz jus a todo esse sucesso que ele teve nesse ano.


 Alexsandra: Kiera Cass

Foi muuito difícil colocar aqui uma autora que eu mais gostei, principalmente tendo a Meg Cabot como uma das leituras, mas escolhi a Kiera (que tive o livro autografado por ela quando ela veio para São Paulo) e eu adoro a série A Seleção. Não preciso explicar muito, quem leu sabe como a narrativa dela é leve e aaaah eu amo essa Distopia, sem mais.


2-Personagem mais engraçado:



Erick: Leo Valdez
Como disse nas minhas resenhas da saga Heróis do Olimpo (que você pode ler aqui), Leo Valdez é aquele personagem que tem uma piada pronta pra qualquer tipo de situação, seja ela boa, ou ruim, ele vai tentar sempre deixar o astral da galera lá em cima. E em "A marca de Atena" ele protagoniza uma das cenas mais engraçadas que eu lembro de ter lido nesse ano. Por isso esse prêmio vai pra ele.

Alexsandra: Fred e George Weasley




Eu não tenho culpa, eu li A Pedra Filosofal e, cai entre nós, isso quer dizer alguma coisa... (dando uma de Dumbledore rs).
Não preciso comentar que eles são engraçados né? 
Eles merecem estar aqui, e ainda bem que eu li Harry Potter esse ano porque eu percebi que todos os personagens "engraçados" não são tão engraçados assim.
p.s: Saudades!



3-Personagem mais Carismático: 


Erick e Alexsandra: Augustus Water


Eu já falei um pouco sobre o que eu acho do Gus nesse post aqui. Ele conquistou o coração de milhares de garotas sem ao menos existir, isso já é prova mais que suficiente de o quão carismático ele é.



4-Capa mais bonita:


Erick: A maldição do Tigre



Tivemos muitas capas bonitas esse ano, o que tornou muito difícil escolher somente uma e nomeá-la a mais bonita. Depois de pensarmos bastante, escolhemos a capa de A maldição do Tigre, com tons em azul e esse lindo tigre branco na capa, esse é o tipico que eu compraria pela capa.



Alexsandra: Zumbis vs Unicórnios 





Sem dúvidas essa é a capa mais linda da minha estante (*-*), e morro de amores por esse livro, pois tem a capa linda, conteúdo lindo, tudo lindo! Uma das minhas melhores leituras de 2013. ()
Super merecido!!

 
5-Melhor Casal: 


Erick: Annabeth & Percy


Outro desafio pra escolher, quase todos os livros que lemos esse ano tinha algum casal que se destacou de alguma maneira, mas acreditamos que nenhum casal tenha se destacado do que Percy e Annabeth, foram 5 livros até eles ficarem juntos, quando começaram um namoro Percy é sequestrado e quando finalmente se encontram os dois são lançados no Tártaro, é muita tragedia pra um casal só. Mas o mais bonito desses dois é que um sempre está sustentando o outro, no Tártaro, por exemplo, os dois passaram por diversas situações de vida e morte e um sempre colocava o bem estar do outro em primeiro lugar.




Alexsandra: Hazel Grace & Augustus Waters





Não preciso falar muita coisa né? Quem leu sabe o quanto que esses dois são perfeitos um para o outro. Eles tem tanto em comum e o dobro de diferença e eles me cativaram de uma forma sem igual. Eu queria falar mais sobre eles, mas uma lágrima caiu e enfim... meu casal está ai pessoal ().
p.s: O.k.?


 6-Melhor Livro Young Adult:



Erick: Quem é você, Alasca? - John Green




Sendo John Green escolhido como o autor do Ano, é claro que uma de suas obras deveria estar aqui, e a escolhida foi o "Quem é você, Alasca". Como disse na minha resenha (que você pode ler aqui) Me surpreendi bastante quando li esse livro, pois foi o primeiro livro escrito pelo sr Green e eu pensei que o auge da escrita dele só tivesse acontecido em "A culpa é das estrelas", mas não, "Quem é você, Alasca", na minha opinião, é um livro YA superior aos demais, ele aborda temas mais sérios e faz o leitor refletir sobre a vida, muitas pessoas não gostaram muito desse livro, e eu acredito que seja por que ele não foca tanto no romance e não seja tão engraçado quanto as outras obras do autor, esse é um livro sobre reflexão, com um toque de tragédia.

Alexsandra: A Culpa é das Estrelas - John Green 


Foi o livro que me fez rir, chorar, querer matar o Sr. Verde, rir de novo, chorar mais um pouco... mexeu com todos os meus emocionais possíveis e, acima de tudo, me mostrou que temos que viver cada momento. No livro temos personagens com problemas de saúde, mas se transmitirmos a mensagem do livro para as nossas vidas, o efeito é o mesmo. Não estou falando do casal que tem no livro, mas da dificuldade que temos para agradecer pelas pequenas coisas que temos. John Green esse ano foi todinho seu!




7-Melhor Livro Adulto: 


Erick e Alexsandra - Morte Súbita - J.K. Rowling




Assim como a maioria das pessoas, eu também comprei esse livro simplesmente por que a nossa querida Rowling escreveu. Bem, ele foi uma grande surpresa pra mim, lendo Morte Súbita, eu tive a convicção de que o sucesso de Harry Potter, não foi pura sorte e sim resultado do talento incrível da nossa tia Jô. Embora o começo da historia seja um pouco cansativo, pois há muitos personagens a se apresentar, o livro é incrível e possui diversos temas pesados que prendem o leitor e o final e de cair o queixo.



8-Melhor Livro Infanto-Juvenil: 


Erick e Alexsandra - O oceano no fim do caminho - Neil Gaiman


Se fosse pra definir esse livro em uma palavra, esta palavra seria "Infância". É um livro que mostra todos os medos e duvidas que um garotinho tem e qual a sua visão a respeito do mundo. E embora seja um livro infantil, para os adultos ele traz todo um clima nostálgico que nos faz lembrar do tempo onde não tínhamos quase nenhuma responsabilidade.




9- Melhor livro continuação de Série:


Erick e Alexsandra A Casa de Hades



Eu sei que to devendo a resenha desse livro, mas é que eu não consegui expressar em palavras o quão eu gostei desse livro, o ano de espera entre A marca de Atena e A Casa de Hades valeu muito a pena, o livro tem ação, romance, mistério e até trata de assuntos que não imaginaríamos que teria nessa série.



10 - Melhor livro de Ação/investigativo: 


Erick: Inferno - Dan Brown

Olha eu sei que Dan Brown usa uma fórmula pronta pra escrever seus livros, porém eu sou muito fã de todo o mistério que ele cria em seus livros. Lendo Inferno eu achei que seria mais do mesmo, porém eu fui muito surpreendido com a historia e pela primeira vez eu me questionei se os ideais do vilão estavam errados. O livro te prende do inicio ao fim, e em falar em fim, que final heim.

Alexsandra: O Cisne de Prata - Benjamin Black



Embora tenha sido o segundo livro de John (com o pseudônimo de Benjamin Black) que eu tenha lido, esse foi sem dúvidas o melhor. A forma como ele aborda os assassinatos do primeiro livro é simplesmente espetacular. Adorei O Pecado de Christine e adorei mil vezes mais esse segundo livro, com pitadas de adrenalina em cada letra que ele compôs.




Então é isso pessoal, esses são os nossos vencedores da categoria literatura. Vocês concordam conosco? Se não, digam quem vocês acham que deveria estar nessa lista. Até a proxima :D
Share on Google Plus

About Erick Sant Ana

22 anos, também conhecido como o terror das Coca-Colas alheias, hiperativo e desatento é mestre na arte de esbarrar derrubar e quebrar coisas. Leitor compulsivo e portador da doença "não dormi direito, pois estava assistindo séries". A frase que você mais vai ouvi-lo dizer é "To com fome" e tem o péssimo hábito de falar de si mesmo na 3ª pessoa.

4 comentários:

  1. Olá indiquei seu blog para uma tag, espero que responda o post vai ao ar na segunda dia 23 as 13:00 da tarde como vou estar viajando estou avisando agora. O post está programado para ser postado nesse dia e nessa hora ok? Espero que responda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, responderemos com o maior prazer!! Dia 23 estaremos lá no seu blog para ver a tag ^^

      Grande beijo e boa viagem!! :)

      Excluir
  2. Adorei as suas escolhas, Percy e Annabeth amei, não gosto do gênero Young Adult. a saga do tigre todas as capas são lindas.
    Parabéns pelo blog e pela postagem adorei a ideia.
    Bjs
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós que agradecemos pelo feedback Adriana!! Realmente, as capas da saga do tigre são daquelas que você faz questão de mostrar para as visitas kkk assim como de Zumbis vs. Unicórnios ehehe

      Obrigada pelos elogios! Beijokas :)

      Excluir