O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro

Olá estranhos da internet! Lembram quando eu disse que o Capitão América era o blockbuster que eu estava menos empolgado pra assistir, pois bem,  o “Espetacular Homem Aranha 2: Ameaça de Electro” provavelmente é o blockbuster que eu estava mais empolgado pra assistir, pelo simples fato do Homem-Aranha ser o meu super-herói favorito de todos os tempos, eu até fiquei um pouco receoso de fazer esse post, pois quando eu falo (ou escrevo, wherever) sobre algo que eu gosto, eu tenho a tendência a deixar o lado fã ser maior que o lado racional, mas resolvi fazer um esforço pra ser imparcial com o filme. Ah embora o cabeça de teia seja meu herói favorito, isso não quer dizer que eu seja um fã xiita dele, eu li pouquíssimas HQ’s  e o máximo de informações que eu me baseio são os desenhos, por isso, assim como sempre faço, essa será uma análise sobre o filme como uma obra individual, talvez até tenha alguma referência aos desenhos do herói (que esse sim eu assisti todos), mas serão bem poucas.
O filme começa novamente abordando o mistério envolvendo a morte dos pais do Peter, com algumas cenas que já haviam sido mostradas no filme anterior e logo nesse poucos minutos iniciais eu já estava com a boca aberta, não pela história dos Park’s (que embora até seja bacana, eu achei um pouco desnecessário esse plot dos pais), mas sim pela fotografia do filme, não sei qual foi o fator que me chamou mais atenção, provavelmente foram as cores bem trabalhadas e vivas, só sei que eu simplesmente não conseguia desviar os olhos da tela e essa admiração pela direção de arte só foi aumentando no decorrer do filme, pois toda essa parte visual foi muito caprichada e está tudo muito bem realista. O CGI está tão real, que as vezes eu acreditava que era um ator que estava fazendo aquelas acrobacias pelos prédios, pra vocês terem uma ideia dá pra ver as dobras no uniforme, e uma coisa que eu não costumo gostar muito quando é usado demasiadamente em um filme, é o efeito bullet-time (aquele do Matrix), mas aqui ele é usado com maestria, principalmente quando é pra retratar o sentido-aranha do herói. E o 3D gente, o 3D tá espetacular (trocadilhos mode: on), sinceramente acho que foi o filme com o 3D mais bem trabalhado que eu já assisti.


Alem do visual, talvez o maior ponto forte do filme, seja o casal principal, embora na maioria das vezes o romance só é introduzido em filmes de herói, pra chamar atenção das mulheres, em O Espetacular Homem Aranha 2, ele é muito bem trabalhado e podemos dizer que é um dos principais plots do filme. Na verdade, ouso dizer, que esse foi o grande diferencial desse longa comparado aos outros longas de herói, é um filme de herói, mas invés de ser um filme do herói tentando derrotar os vilões ou se preparando pra ser uma grande pessoa, esse filme trata muito mais sobre a Gwen, e como ela é importante na vida do Peter.  E isso não deixa o filme chato em nenhum momento, pois mesmo tendo esse foco, o longa consegue transitar muito bem entre o romance, a ação e a comedia. Além do que as atuações da Emma e do Andrew estão incríveis. Emma Stone conseguiu personificar com maestria a personalidade da Gwen Stacey, aqueles olhos expressivos e encantadores e de derreter qualquer marmanjo. E Andrew Garfield, o que falar desse rapaz que eu mal conheço e já considero “pacas”, desculpa Tobey Maguire, por mais que a sua trilogia tenha sido incrível, pra mim Andrew nasceu pra ser o Spider.  E os dois juntos é a coisa mais bonita de se ver, a química entre eles  (que também são o namorados na vida real) é algo incrível. O diretor acertou muito em trabalhar bastante o casal.

Outro ator que pra mim se destacou muito nesse filme foi Dane DeHaan, ele conseguiu criar um Harry Osborn/Duende Verde, muito caricato e convincente, o problema do Harry mesmo é o roteiro, primeiro porque não dá ao certo pra saber a personalidade dele, pelo menos não ficou claro pra mim, se ele sempre foi uma pessoa má, ou se esse lado sombrio foi florescendo no decorrer das descobertas que ele vai fazendo? Outra coisa que não convence mesmo é amizade entre ele e o Peter, eu simplesmente não consegui engolir que os dois são ou já foram amigos alguma vez na vida, os personagens são completamente opostos.


Falando em vilões, esse era o meu principal receio a respeito desse filme desde que anunciaram que iria ter três vilões, assim como no horrível Homem Aranha 3 onde foi tudo jogado e não tinha algo “linear”. Em o Espetacular Homem Aranha 2, temos algo mais organizado no que se trata de vilões, cada um tem seu momento, e o Homem Aranha vai os derrotando cada um em seu tempo, como se fosse um jogo de vídeo-game onde os chefões ficam mais fortes a cada fase concluída. E embora o subtítulo do filme seja “A Ameaça de Electro”, o Electro, mesmo sendo o vilão que mais dá trabalho no longa, ele serve só como gancho pro desenvolvimento do Duende Verde. E falando no Electro, ele pode ser considerado o vilão com a motivação mais tosca do universo, ele se torna um vilão por queria que as pessoas o notassem (really?) e bem depois o objetivo dele era deixar Nova Iorque no escuro (really²), e eu fico pensando, se ele conseguisse fazer isso, depois ele iria ficar jogando na cara das pessoas que o brilho é tanto que ofuscou Nova Iorque?  E o Rhino? bem vamos dizer que ele é um vilão/figurante, mas a armadura dele é incrível.


Eu sei que o post já está grande, é que me empolgo as vezes, mas eu não posso terminar sem citar a maravilhosa trilha sonora do Hans Zimmer, o trabalho dele junto da Direção da Marc Weeb (que diria videoclipes) fez com que todas as músicas caíssem como uma luva pro longa, na verdade, muitas das cenas parecem videoclipes. Teve uma em especial do Peter, em que começa a tocar “Gone, Gone, Gone”, do Philip Philips, e só dava eu no cinema cantando.
Enfim, “O Espetacular Homem-Aranha 2: A ameaça de Electro” é um filme pra gritar “AH MEU DEUS QUE ROTEIRO FANTÁSTICO!”? Bom...Não. Embora eu tenha citado várias qualidades, ele nem se compara ao Capitão América 2 nesse sentido. Mas ele é divertido assim como todo bom Blockbuster deve ser, e embora ele também não seja melhor que os dois primeiros filmes da trilogia do Sam Raimi, nele eu consigo sentir muito mais a essência do Homem Aranha. Quando vi o filme me bateu aquela sensação de nostalgia e me lembrei de quando era menor e assistia com meu pai os desenhos do cabeça de teia. Se você gosta de filmes de heróis e ainda não assistiu “ O Espetacular Homem Aranha 2” corre pra assistir. E parabéns pra quem teve saco de ler o post até aqui rs.











Direção: Mark Webb
Elenco: Andrew Garfield, Jamie Foxx, Emma Stone, Sally Field, Paul Giamatti, Denis Leary, Dane DeHaan, Martin Sheen, Chris Zylka, Frank Deal, Marton Csokas
Produção: Avi Arad, Matthew Tolmach
Roteiro: Alex Kurtzman, Roberto Orci, Jeff Pinkner
Duração: 142 minutos
Ano: 2014
Distribuição: Sony Pictures
Share on Google Plus

About Erick Sant Ana

22 anos, também conhecido como o terror das Coca-Colas alheias, hiperativo e desatento é mestre na arte de esbarrar derrubar e quebrar coisas. Leitor compulsivo e portador da doença "não dormi direito, pois estava assistindo séries". A frase que você mais vai ouvi-lo dizer é "To com fome" e tem o péssimo hábito de falar de si mesmo na 3ª pessoa.

2 comentários:

  1. Também vi o filme, inclusive fiz uma crítica no meu blog se quiser conferir: http://misssorrisos.blogspot.com.br/2014/05/sinopse-e-critica-o-espetacular-homem.html.
    Concordo que a história foi meio "jogada" de vez e que Andrew e Emma fizeram um ótimo casal, mas achei a trilha sonora simplesmente exagerada (nas cenas de ação) e os vilões mal-desenvolvidos se comparados aos da outra linha de filmes do HA com Tobey Maguire.
    Beijos,
    http://misssorrisos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acho que vou levar uma super surra sua agora : não consigo gostar de Homem Aranha.
    Na verdade eu já gostei. Amo o antigo e mais uma vez você vai querer me bater, mas não curto a dupla atual. hahahaha, mas é questão de gosto, né? Tenho uma amiga que prefere mil vezes o de agora. Nem na emma stone eu sou muito chegada...

    Enfim! Que amor é esse em moço? Super postagem sobre o filme!

    Beijos!

    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir