O menino do pijama listrado - John Boyne



Oii, gente! Tudo bem com vocês?

Dei uma burlada no meu planejamento literário e acabei incluindo esse livro maravilhoso. Vi minha irmã lendo e tendo surtos por ele que eu não resisti e li. Foi a melhor coisa que eu fiz e ainda não sei o porquê de ter demorado tanto para ler esse livro que é magnífico. O livro narra a história de Bruno, um garoto que tem 9 anos de idade e que é um explorador, mas não faz a mínima ideia do que está acontecendo no mundo, até porque ele só tem 9 anos. Seu pai é um soldado e devido ao trabalho, eles precisam se mudar para uma casa nova e Bruno não gosta da ideia de deixar seus melhores amigos e deixar a casa que ele cresceu. 



Eles se mudam e Bruno vê da sua janela que existe uma "fazenda" e ele fica com aquilo na cabeça e mesmo contra a vontade da mãe, ele vai lá explorar. Chegando lá, ele encontra uma cerca que (literalmente) mudará a sua vida pois do outro lado dela ele encontra Shmuel e como a amizade verdadeira deles supera todos os rótulos impostos pela sociedade, principalmente na Segunda Guerra. Vou colocar uma foto da adaptação (que eu também vou fazer uma crítica) que me chamou bastante atenção por ser uma foto que expressa muito o livro.


O livro começa chamando atenção pela capa com as listras simulando o pijama listrado e um ar meio sombrio. A diagramação está impecável e eu adorei muito a escrita do autor. Esse livro é tipo daqueles que você não pode escrever muito para não dar spoilers, mas que você precisa escrever pois todo mundo nessa galáxia precisa conhecer e que de fato precisa. Você cresce com o livro, cresce com os personagens e imagina como deveria ter isso horrível viver nos anos em que o nazismo tomou conta da Alemanha. Embora não seja a mesma coisa, eu penso muito nas pessoas que sofrem por outras causas, como na África que sofre por falta de comida, água e o mínimo de saneamento básico que todo ser humano deveria ter. Não preciso ir muito longe para ver a realidade aqui mesmo, no nosso país. Mesmo não tendo a mesma proporção daquela época, a violência tem tomado conta em todas as cidades e dói imaginar que em pleno ano de 2015 ainda vemos injustiças, pessoas que matam as outras por coisas fúteis ou, até mesmo, por opção sexual, por religião ou pela raça. É triste. Espero viver até o dia em que eu possa sair de casa com a certeza de que eu voltarei para casa.



Recomendo muito o livro, agora vou começar "O Diário de Anne Frank" que é outro livro passado na época da Alemanha Nazista mas que eu já sei que é tão forte quanto este. Espero muito que vocês tenham gostado da resenha e deixem nos comentários o que acharam do livro (aqueles que leram) mas sem spoilers, okay?

Beijos e tchaaau


Livro: O Menino do Pijama Listrado
Autor: John Boyne
Páginas: 186
ISBN: 978-85-359-1112-1
Share on Google Plus

About Alexsandra Ferreira

Alexsandra tem 20 anos, virginiana e universitária, que ama filmes, música e compras, além de desenhar nas horas vagas e cantar (tentar). Quer fazer Ciências Contábeis após a Pós-Graduação e quem sabe, vários cursos voltados para web design, que tem tudo a ver (haha sqn). Sonha conhecer o mundo todo (seja pelos livros ou não), mas parte dele também vale.

0 comentários:

Postar um comentário