Marvel's: Daredevil (Demolidor) - Análise 1ª Temporada


Se você é meio nerd assim como eu, provavelmente também surtou demais no mês de Abril com tanta coisa sendo lançada assim na nossa cara: É trailer de Batman vs Superman, de Star Wars, é estreia de Vingadores: Era de Ultron, ah que época boa pra ser nerd hein. E tudo começou dia 10 de Abril, quando a Netflix liberou toda a temporada de sua primeira série em pareceria com a Marvel, a fucking supreme Demolidor.


Tudo começa quando o pequeno Matt Murdock salva um velhinho de ser atropelado por um caminhão carregado de produtos químicos e no meio do "salvamento" acaba ficando cego, porém em compensação, os outros sentidos do garoto ficam extremamente apurados. Alguns anos mais tarde Matt, recém formado em direito, resolve abrir em parceria com seu melhor amigo Foggy Nelson, um escritório de advocacia no coração de Hell's Kitchen para ajudar a população local, sabendo que nem sempre a lei é o suficiente para conseguir justiça, Matt passa grande parte das suas noites como vigilante nas ruas do seu bairro. Logo no episódio piloto conhecemos Karen Page, a primeira cliente do escritório, conforme o caso dela foi sendo apresentado no decorrer do episódio, comecei a ter meu primeiro medo, que estivesse presenciando mais uma série de "caso do dia", porém, como sempre, levo um belo do tapa na cara ao descobrir que o "problema" de Karen é só a ponta do Iceberg de uma história muito mais complexa que envolve esquemas financeiros ilegais, tráfico de pessoas, de drogas, a Yakuza, Mafia Russa e o mais perigoso de todos Wilson Fisk.


Eu já sabia que a série seria boa, por que não tinha como sair algo meia-boca da parceria Netflix + Marvel, mas eu não imaginava que seria essa obra-prima e digo mais, provavelmente foi a melhor adaptação que a Marvel já fez.
Para quem estava acostumado com o clima um tanto "brincalhão" das outras produções da Marvel, vai se surpreender com o lado "obscuro" que Demolidor traz, algo bem próximo a um drama-policial com um clima bem pesado e diferente das outras séries de heróis onde a narrativa geralmente é bem dinâmica, aqui temos uma narrativa pesada, densa e até arrastada, mas isso não é problema em momento algum, pois você se vê tão inserido na historia que quando se dá conta assistiu 3 episódios sem perceber. E você percebe que não será nada parecido com as outras coisas que a Marvel já fez, logo de cara na direção de arte, que aposta pra tons escuros deixando o ambiente bem mais pesado.
Como toda primeira temporada que se preze, essa temporada Demolidor foca bastante no desenvolvimento dos personagens e não só do protagonista, são 13 episódios onde assistimos tanto a transição de Matt Murdock em Demolidor, quanto a de Wilson Fisk em Rei do Crime. O interessante nesses dois personagens, é que embora eles sejam inimigos, os dois tem o mesmo objetivo, transformar Hell's Kitchen em um lugar melhor, só que existe uma linha tênue entre o certo e o errado ou o bem e o mal e Murdok e Fisk respectivamente representam muito bem isso. E falando em Wilson Fisk, Vincent D’Onofrio foi a escolha perfeita para interpretar o personagem, ele consegue transitar muito bem entre a fúria e o medo que o personagem transmite, mas ao mesmo tempo a insegurança de um homem apaixonado, eu varias vezes me peguei torcendo pra que desse tudo certo no romance dele com a Vanessa. Além deles, todos os outros personagens coadjuvantes são extremamente bem desenvolvidos, ninguém tá ali à toa e todo mundo tem um papel importante, nem que seja simplesmente para morrer.


Karen Page, por exemplo, começa aparentemente sendo a mocinha que precisa ser salva, mas no decorrer dos episódios demonstra ser uma mulher forte, com um senso de justiça enorme e em determinado momento (um dos mais surpreendentes da série) mostra que consegue salvar a si mesma desmitificando todo o esteriótipo de mocinha indefesa.


Algo que me chamou bastante atenção é que o roteiro não subestima a inteligencia do espectador, ela em momento nenhum é didática, simplesmente joga as informações e continua a vida, algo como " Ta vendo isso? Legal né. Entendeu? Ótimo. Não Entendeu? Continua assistindo que uma hora tu entende". Ela não perde tempo explicando nada por que ela sabe que quem tá assistindo vai entender.
Agora não posso deixar de comentar as coreografias de luta, que coisa sensacional. E mais uma vez diferente de tudo aquilo que já vimos em outras obras da Marvel, as lutas não são que nem em Agents of Shield, ou as cenas da Viúva Negra, onde temos pessoas treinadas pra combate e que "batem" de uma forma visualmente bonita e até mesmo bem elegante. Aqui não, as cenas de luta são bem realistas e bem de rua mesmo, soco, chute, sangue voando, cabeças rolando, fratura exposta e por ai vai. E você percebe que Murdock não é lá muito treinado, pois ele bate, mas apanha e apanha muito. E mesmo sabendo que ele não vai morrer, em diversos momentos me peguei temendo pela vida dele, por que o cara sofre nas mãos dos bandidos.


Demolidor é uma série acima da média, que elevou as produções do gênero a um outro nível, na qual todos nós fãs de heróis esperávamos, mas tínhamos lá nossas duvidas se ia acontecer. É uma série que consegue medir muito bem a ação, o romance e o humor. E arrisco a dizer vai agradar até mesmo aqueles que não gostam de heróis.






P.S.: Ainda bem que já está mais que confirmada a sua segunda temporada. Daredevil segue um padrão totalmente único, ela te prende a cada episódio por ser realmente muito boa, cada episódio é único e melhor que o outro então você acaba gostando não só do herói ou dos mocinhos, mas do contexto como um todo como a parte visual da série que é muito bem construída e os personagens bem caracterizados e bem construídos.
Quem mais acompanha a série? Queria muito um casamento eterno com a Netflix!! haha. Ah, e eu li que a Marvel e a Netflix tem planos sólidos para trazer mais séries nesse universo. Não há o que falar, só sentir
Esperamos que tenham gostado desse post e não se esqueçam de nos acompanhar no Facebook e no Twitter!!


Share on Google Plus

About Erick Sant Ana

22 anos, também conhecido como o terror das Coca-Colas alheias, hiperativo e desatento é mestre na arte de esbarrar derrubar e quebrar coisas. Leitor compulsivo e portador da doença "não dormi direito, pois estava assistindo séries". A frase que você mais vai ouvi-lo dizer é "To com fome" e tem o péssimo hábito de falar de si mesmo na 3ª pessoa.

13 comentários:

  1. Cara eu também amei essa serie, assisti a 1ª temporada inteira e estou louca pela segunda, quando a Karen se defendeu sozinha eu fiquei tipo"ela não fez isso!", adorei o jeito que eles abordaram a primeira temporada. Vamos ver se a segunda vai ser boa também
    http://www.hurricanestars.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?

    Tá ai uma série que estou apaixonada, essa série foi a melhor coisa que a Marvel fez. Estou atualmente no sétimo episódio. É tão perfeita e obscura, isso que gostei mais. Matt apanha mesmo e as cenas de violências são tão fortes que levei alguns sustos em algumas cenas (cena da cabeça), onde ela são bem realistas mesmo. Graças que a segunda temporada está confirmada. Enfim, essa série é muito boa e estou adorando.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  3. Oi Erick!
    Nossa, desde que eu soube que Demolidor ia virar série fiquei louca! Sempre amei a história de Demolidor, e as produções da Netflix sempre ganharam meu coração.
    Ainda não parei pra assistir a série porque estou cheia de coisas pra fazer na faculdade e sei que quando eu começar não vou sossegar até acabar. Mal vejo a hora das férias chegar para isso!
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu também gostei muito de Demolidor, mas sabe mesmo concordando com tudo que você falou eu ainda não sou totalmente fã, não sei o que esta me prendendo, talvez na próxima temporada eu me deixe levar mais! Uma das coisas que mais gostei e me chamaram atenção foram as cenas de lutas, que são perfeitas, e sim Matt apanha muito! Chega ser angustiante em alguns pontos!

    Beijos
    Carol
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Olá! Confesso que sou péssima para acompanhar séries. Até assino o Netflix, mas esqueço que ir lá me atualizar. =/ Tenho que melhorar isso! Adorei seu texto, as imagens escolhidas me deixaram bem curiosa viu!

    Abraço!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente eu ainda não me rendi ao netflix, então nem tenho ideia de quando vou assistir essa série.
    Mas eu adoro os personagens da Marvel e com certeza vou gostar de conhecer o lado obscuro do Demolidor.
    Prevejo que em breve passarei a ter um relacionamento mais série com a netflix =)

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Oi Erick, tudo bem?

    Ainda não vi a série. Estava com medo de não ser muito boa, mas agora estou empolgada.
    Vou começar a ver urrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

    Bjin da B
    Jéssica Brenda
    Mundo B - Paixão, Amor e Outros Vícios

    ResponderExcluir
  8. Oi oi, como vai?
    Desculpaaa mas não li sua postagem, já que quero muito ver a série e fiquei com medo de spoilers hahahaha
    Mas li os comentários acima e vi que você elogiou bastante, então, que bom né!
    Espero gostar, beijão!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu quero assistir essa série mas são tantas que essa acabou ficando pra depois.
    Não sei quando vou começar a ver, mas fico cada vez mais ansiosa quando vejo comentários positivos assim!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Eu estou assistindo esse seriado e adorando cada momento.
    Amei a escolha do elenco e a interpretação de todos. O enredo e os efeitos estão demais.
    Também fiquei super feliz com a renovação do seriado!!!!
    Adorei o post!

    Tamires Bourbon

    ResponderExcluir
  11. Eu tento curtir mais esse lance de heróis, mas por algum motivo tudo que leio ou vejo não fica fixado na minha mente. Me amarro, mas tô sempre perguntando pro meu marido quem é tal personagem ou por que tal coisa está acontecendo. rsrsrs
    Já ouvi falar mt bem da qualidade das séries da Netflix, mas como não sou de assistir nem sei comparar. Que bom que eles trouxeram algo novo e bom pros fãs e que pretendem continuar gravando.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Eu assisti toda a primeira temporada, e devo dizer que fiquei viciada, e você tem razão, a série é bem realista. Não tem aquela ilusão de que ele é o invencível, o melhor, e que sempre derrota os bandidos estalando os dedos. Ele soa mesmo a camisa, e tadinho, apanha pra caramba. rsrs A Karen realmente surpreendeu, fiquei de boca aberta com ela. E adorei a personagem!
    Ansiosa pela próxima temporada.

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  13. Olá Erick! Tudo bem?
    Nossa que série hein! Eu adoro a Marvel, acho que os filmes que assisti por completo foram a maioria da Marvel hehehehe gosto do tema de super-heróis. Mas uma série, acho que não aguentaria terminá-la, pois todas as séries que assisti até hoje, não terminei nenhuma!
    Parabéns pela análise \o/
    Beijos Pão de Queijo!

    ResponderExcluir