Review: Dirk Gently's Holistic Detective Agency


Preciso confessar que não sei muito bem por que comecei a assistir "Dirk Gently's Holistic Detective Agency", estava lá eu na Netflix quando a avistei e decidi que iria assisti-lá. No decorrer da bagunça que é o episodio piloto, embora toda a trama fosse bastante confusa e divertida, ela  me parecia estranhamente familiar e foi ai na abertura do segundo episódio que descobri que "Dirk Gently" nada mais era do que uma série baseada em uma obra de Douglas Adams, autor de "O Guia do Mochileiro das Galáxias" e ai meus caros, tudo fez sentido.
Em "Dirk Gently's Holistic Detective Agency", Todd Brotzman (Elijah Wood) é um cara mediócre, que vive uma vida mediócre, mas que acaba se vendo em uma tremenda confusão quando encontra vários corpos em um dos quartos  na cobertura do hotel onde ele trabalha, que segundos os legistas foram mordidos por um tubarão prego, na cena ainda havia diversos moveis queimados, mas sem nenhum local de fogo e sangue espalhado por toda parte. Eis que conhecemos Dirk Gently, o detetive holístico, que diferente dos detetives comuns ele não vai atras de pistas, tem suspeitos ou algo do tipo, ele simplesmente "segue a maré", deixa que o universo deixe as coisas acontecerem. Dirk foi contratado para resolver esse assassinato, só que pela própria vitima e nessa confusão toda ele acaba recrutando Todd para ajuda-lo no caso. Além disso tudo Lydia Spring, filha da vitima que contratou Dirk está desaparecida a quatro dias, o FBI está seguindo Dirk, aparentemente para protege-lo, tem uns caras esquisitões que parecem uma especie de seita e que mantem uma garota (que não é a Lidya como refém), tem uns punks que aparecem simplesmente para quebrar as coisas, há uma assassina holística que diz precisar matar o Dirk e por fim por algum motivo todos estão preocupados com uma gatinha e um cão. Ficou confuso?


Como pode-se perceber "Dirk Gently's Holistic Detective Agency" não é uma série comum, com uma narrativa comum, quando terminei de assistir o piloto eu fiquei tipo "Meu deus o que raios está acontecendo?".


Mas, acredite se quiser no decorrer dos episódios todas essas coisas que a principio parecem terem sidas jogadas em um mar de confusão começam a fazer sentido e ao final você percebe que, por incrível que pareça, a trama é extremamente organizada.
Quem é fã de "O Guia do Machileiro da Galaxia" vai notar que há diversas semelhanças entre as historias, desde essa bagunça organizada que é a trama, até mesmo entre os personagens, Todd é bem semelhante ao Arthur Dent na idiotice de ser (rsrs) e pode-se dizer que o Dirk é uma versão elevada a mil do Ford, mas isso não tira em momento nenhum a originalidade da série, na verdade eu vejo como uma homenagem ao Douglas Adams, pois você sente toda a essência do autor ali na trama, mesmo sendo uma historia original*


O visual dá serie também é muito bonito, todas as cores são bem vivas e chamativas o que reflete na personalidade do Dirk que é um cara super para cima, excêntrico e otimista e a trilha sonora bem punk se contrapõem um pouco a ela, trazendo mais um pouco de bagunça a série.
O ano de 2016 foi repleto de boas surpresa no mundo das séries, e "Dirk Gently's Holistic Detective Agency" foi mais uma delas. Com doses certas de humor, mistério e ação, unidos aos seus personagens extremamente carismáticos a série é uma ótima pedida para quem gosta de criar teorias e dar boas risadas.


Share on Google Plus

About Erick Sant Ana

22 anos, também conhecido como o terror das Coca-Colas alheias, hiperativo e desatento é mestre na arte de esbarrar derrubar e quebrar coisas. Leitor compulsivo e portador da doença "não dormi direito, pois estava assistindo séries". A frase que você mais vai ouvi-lo dizer é "To com fome" e tem o péssimo hábito de falar de si mesmo na 3ª pessoa.

8 comentários:

  1. Olá!
    Achei bem interessante mesmo não conhecendo nenhuma dessas obra/série que você descreveu. Mas a temática me agrada muito. Existe uma ordem pra assistir, tipo eu tenho que ler a obra pra que fique mais claro alguns pontos ou posso já assistir direto o seriado?
    Obrigada pela dica!
    Beijos,

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode assistir direto, pq embora ela seja baseada em uma série de livros é uma historia inedita

      Excluir
  2. Olá! Terminei o ano passado a série do mochileiro das galáxias e adoro o jeito maluco e estranho do Arthur e Ford, portanto é fora de dúvida que iria gostar das aventuras do Dirk... Pena que não assino mais a Netflix, mas logo que tiver oportunidade vou começar assistir =)

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo já me falou sobre essa série do Dirk, mas eu nunca tive curiosidade para assistir, quem sabe seja igual a minha experiência com Black Mirror, demorei meio século para ver e quando assisti, simplesmente me viciei. A trama em si de Dirk Gently's Holistic Detective Agency, parece confusa mesmo, já vi ao trailer e fiquei bastante perdido, mas imaginei o que você disse, que depois de alguns episódios tudo faria sentido, quem sabe futuramente eu não assista e espero muito entender o que acontece hahaha
    Trouxa do Livro

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Não conhecia a série ainda, me pareceu ser muito "diferente", acho que iria gostar. Quem sabe eu dê uma chance...

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Erick.

    Interesse sua critica na série Dirk. Eu ainda não tive oportunidade de assistir e vou anotar a dica para conferir ela após terminar de assistir Narcos. Por ter mistério acho que vai valer a pena.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Fiquei muito cativado mas não tenho netflix 😑

    ResponderExcluir
  7. Oii, tudo bem?
    Olha, eu já assisti ao primeiro episodio da série, mas fiquei super confusa com tudo rsrs, ai eu acabei deixando de lado. Mas depois de ler a sua resenha, eu acredito que irei dar mais uma chance a historia.

    ResponderExcluir