Eleanor & Park (Rainbow Rowell)



Mais uma resenha aqui no blog, mais um livro que foi uma grande surpresa positiva. Nunca tinha lido nada da Rainbow Rowell e eu só posso dizer que comecei muito bem escolhendo Eleanor e Park. Vou contar tudinho para vocês sobre a leitura, então se acomodem porque o post vai ser grandinho, haha.


Falando sobre o livro, a história gira em torno de Eleanor, uma garota ruivinha que acaba de se mudar com a família e, juntando com o problema de ser a novata do bairro e da escola, ela precisa lidar com o bullying, porque ela é ruivinha e um pouco acima do peso. Já Park, sempre morou lá e conhece a maioria das pessoas do bairro e, consequentemente, da escola. Ele é viciado em gibis e sempre usa um wallkman com músicas de muito bom gosto rs. 



No ônibus, no seu primeiro dia de aula, Eleanor acaba descobrindo que todos já têm seu lugar demarcado e, depois de sofrer com os olhares das pessoas do fundo, ela conseguiu sentar-se ao lado do Park, depois de ele (grosseiramente) deixar ela sentar antes que o motorista reclamasse mais uma vez. A partir desse dia, Eleanor acaba sempre sentando nesse lugar ao lado de Park e como ele sempre está lendo um gibi do X-Men ou do Watchmen, Eleanor começa a prestar a atenção nos gibis, lendo-os também do lugar dela. E ai surge uma paixão improvável, já que Eleanor é sempre tirada pelos colegas de ônibus-sala e Park não quer que eles percebam que ele está gostando dela, já que ele também pode ser "zoado". Mesmo pensando muito nisso, eles acabam se aproximando e, contra tudo e todos, eles começam a namorar, mas nem tudo é um mar de flores, já que Eleanor tem que sobreviver com as meninas do colégio que fazem bullying com ela e sobreviver em casa também, com sua família problemática, namorando em segredo porque sua família pode encrencar com isso e tirar a única coisa boa que ela têm.



Que livro de tirar o fôlego! Eleanor e Park é simplesmente apaixonante e cativante, Foi uma surpresa do começo ao fim, porque você mergulha nos anos 80 (sim, o livro começa no ano de 1986) e todas as referências daquela época (bandas como The Smiths, Beatles, The Cure) e os gibis também são muito bons. Falando dos personagens, a Rainbow teve um cuidado imenso com isso porque todos são bem construídos e até os "malvados" que fazem bullying com a Eleanor não ficam só nisso, sabe, eles acabam sendo importantes no clímax da história. O casal eu nem preciso dizer, é um contraste imenso já que Park não é popular, mas passa despercebido pelos colegas porque conseguiu fazer uma certa amizade com eles, ele vive mergulhado em suas músicas e seus gibis, mas que, embora tenha uma família muito boa, ele sofre bastante com o pai que é militar. Já Eleanor é aquela garota que sofre demais por conta da sua aparência, dos problemas com seu padrasto, problemas com a falta de dinheiro (já que a mãe não trabalha e eles dependem do padrasto que não ajuda muito) e com seus próprios sentimentos também, já que ela acredita que esse relacionamento com o Park não vai para frente por ela ser "diferente" das pessoas.



Conforme o relacionamento vai fortificando, a gente vai se envolvendo cada vez mais com os dois, eles passam por muitos probleminhas, principalmente pelo fato da Eleanor sofrer tanto na escola e com a família, o que acaba tirando a segurança dela, mas ao mesmo tempo é interessante e importante ver que eles encontram a força que precisam no outro, ao mesmo tempo que aborda questões delicadas como bullying, abuso, pobreza. Já deixo meu recado: Eleanor e Park vai deixar seu coração marcado para sempre, com um desfecho incrível e que vai te fazer querer ler outra vez.

Amei a escrita da Rainbow Rowell e estou animadíssima para ler os outros livros que ela publicou. AH, OUTRA COISA: Vi que os direitos do livro foram comprados, mas até o momento não saiu nada a respeito então, vamos aguardar!! Quem aqui já leu Eleanor e Park? O que acharam? Já viraram um dos meus casais preferidos <3

Livro: Eleanor and Park (Versão em inglês - Hardcover)
Autora: Rainbow Rowell
Editora: St, Martin's Griffin
Páginas: 325
País: New York
ISBN: 978-1-250-01257-9


Share on Google Plus

About Alexsandra Ferreira

Alexsandra tem 20 anos, virginiana e universitária, que ama filmes, música e compras, além de desenhar nas horas vagas e cantar (tentar). Quer fazer Ciências Contábeis após a Pós-Graduação e quem sabe, vários cursos voltados para web design, que tem tudo a ver (haha sqn). Sonha conhecer o mundo todo (seja pelos livros ou não), mas parte dele também vale.

0 comentários:

Postar um comentário