O Ceifador (Neal Shusterman)



Olha só se não voltamos com mais uma resenha aqui no blog! Recebemos há alguns meses da Editora Companhia das Letras, o livro O Ceifador em um kit super fofo. Assim que eu recebi ele em mãos, fiquei super animada com a história dele e mais animada ainda quando vi que era uma série de livros distópicos e, como boa admiradora de distopias, não pude deixar de trazer para vocês.



O Ceifador é um livro que se passa em um futuro bem distante, onde os humanos foram salvos graças a um computador super inteligente. Com esse computador, os humanos conseguiram extinguir as doenças, a fome, a pobreza, a falta de segurança e conseguiram driblar a morte. Por isso, a superpopulação virou um imenso problema para todos que moram na Terra, precisando recorrer a medidas extremas para que o planeta não fique super lotado. 



É assim que surge Os Ceifadores, um grupo (clã) de pessoas que são responsáveis por controlar a população no planeta... isso mesmo, os ceifadores são as pessoas que matam aleatoriamente com a finalidade de manter o planeta o mais estável possível, obedecendo regras e normas para que isso aconteça. Dentre vários ceifadores, temos o Ceifador Faraday, um homem que busca ser o mais justo possível dentro de sua realidade e, como de costume, novos ceifadores precisam ser encontrados. É o caso de Citra e Rowan, dois adolescentes que "presenciaram" de certa forma das coletas de outras pessoas e que odeiam tudo isso que Os Ceifadores representam.



Sem muita escolha, os dois precisam concorrer à função de ser um ceifador e tudo o que isso implica para os dois, já que são adolescentes. Por isso, o autor nos mostra um pouco as diferenças das realidades dos dois, que são completamente diferentes, têm as famílias, os amigos, os sentimentos... enfim, várias questões que precisam ser abordadas no decorrer da leitura. Como o que já é ruim pode piorar, alguns ceifadores que têm uma certa "sede de matança" sem dó nem piedade, estão querendo mudar as regras impostas pelo Conclave, e isso interfere diretamente no treinamento dos dois escolhidos pelo Faraday.



O Ceifador foi uma excelente leitura, os personagens são bem construídos e a história é bem diferente do que eu tinha lido até então. Citra e Rowan são incríveis e passam por diversas situações com esse treinamento, aliás deixo aqui minha paixão pela Citra porque ela é uma personagem incrível. Como é uma série, gostei bastante do final que foi dado, meio que imprevisível e estou ansiosa para saber como o autor vai trabalhar a continuação da história. Além disso, todo começo de capítulo a gente têm uma página do diário de uma outra ceifadora, que meio que conta sobre a perspectiva dela, como é ser e viver como uma ceifadora. Incrível, apenas.



Super recomendo O Ceifador, achei a leitura muito envolvente, uma história diferente e com uma mensagem bem bacana, já que a história se passa em um futuro onde tudo o que conhecemos hoje já não é mais uma realidade pra eles, até lembrei da série Travelers em alguns momentos.

Livro: O Ceifador (livro 01)
Autor: Neal Shusterman
Editora: Companhia das Letras (Selo: Seguinte)
Páginas: 448
ISBN: 9788555340352


Share on Google Plus

About Alexsandra Ferreira

Alexsandra tem 20 anos, virginiana e universitária, que ama filmes, música e compras, além de desenhar nas horas vagas e cantar (tentar). Quer fazer Ciências Contábeis após a Pós-Graduação e quem sabe, vários cursos voltados para web design, que tem tudo a ver (haha sqn). Sonha conhecer o mundo todo (seja pelos livros ou não), mas parte dele também vale.

0 comentários:

Postar um comentário